sexta-feira, 25 de maio de 2012

Dia B - Voluntariado Urbano

Excerto da notícia publicada no Jornal do Barreiro, de 16-05-2012


Dia B põe em prática voluntariado urbano a 30 de junho
Até 15 de junho estão abertas as inscrições para o projeto que a autarquia do Barreiro define como “a maior ação de voluntariado urbano de sempre”, que terá lugar a 30 de junho em todo o concelho. Inserido nas comemorações do Dia da Cidade (28 de junho), o ‘Dia B – Movimente Esta Ideia’ tem por objetivo melhorar a imagem de diferentes espaços públicos, levando a comunidade a “participar no que também é seu”, admite o executivo municipal.

O Dia B foi lançado em conferência de imprensa nesta terça-feira, dia 15 de maio, data em que foi oficialmente aberto o período para inscrições neste projeto que a Câmara Municipal do Barreiro (CMB) considera “muito ambicioso”. Elaborado “a ritmo de cruzeiro”, o Dia B conta, segundo a vice-presidente da autarquia, Sofia Martins, com a adesão de toda a população que vive, trabalha ou visita o Barreiro.
(...)
Com vista a “corresponsabilizar as pessoas pelo espaço público”, o presidente da CMB, Carlos Humberto, quer transformar o Dia B num evento “exemplar” de cidadania para o país, numa época de dificuldades. “É um desafio também para o Barreiro demonstrar que, quando as pessoas se mobilizam, conseguem fazer coisas”, afirmou, caracterizando este Dia com “um ‘B’ de Barreiro, de bom, de bonito e de bem-estar” mas também “de construção coletiva”.
Desde jardins, a praias e muros, vários sítios ou zonas poderão ser intervencionadas, tal como o próprio Barreiro Velho, sendo a Travessa do Loureiro ou a Rua Conselheiro Joaquim António d’Aguiar locais onde alguns artistas do Barreiro já iniciaram algumas ações de arte urbana.

Saiba: o que é o Dia B?
Este projeto pretende envolver toda a população barreirense, através da dinamização de diferentes ações de voluntariado urbano, contribuindo para o reforço de coesão socioterritorial do concelho. As mesmas estão divididas em quatro eixos de atuação à partida considerados como “os mais apelativos” para a comunidade: campanhas de limpeza urbana; requalificação do espaço público e mobiliário urbano; manutenção de jardins e espaços verdes; e arte urbana.
Sem apontar números estimados, o executivo municipal ambiciona “mobilizar muita gente” para levar este dia a repetir-se durante mais anos. Numa perspetiva de contribuir para “uma imagem mais positiva do concelho do Barreiro”, os eleitos querem “melhorar a imagem de diferentes espaços públicos, desde o aspeto visual à superação de preconceitos sociais”, bem como “fomentar a cidadania ativa, a capacidade de auto-organização e a procura coletiva de soluções”.

Como inscrever-se?
As inscrições têm um prazo de um mês com vista a coordenar as equipas de trabalho, de acordo com as diferentes ações e locais a intervir sugeridos pelos participantes. Poderá efetuar a sua inscrição no Posto de Turismo do Barreiro ou no Espaço J, ambos localizados no Mercado Municipal 1º de Maio ou na Junta de Freguesia onde reside.
Não só mas também, para quem não reside no Barreiro e quer participar no Dia B estão ainda disponíveis inscrições online no site oficial da CMB (www.cm-barreiro.pt) e no endereço deste projeto no Facebook (www.facebook.com/DiaB.MovimenteEstaIdeia).

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Dia de África - 26 de Maio

De http://www.cm-barreiro.pt/pt/conteudos/noticias+e+eventos/noticias/destaques/diaafrica2012.htm


A Câmara Municipal do Barreiro vai promover e divulgar as diferentes culturas que são parte integrante do Concelho através da iniciativa ‘Dia de África’. Esta iniciativa, que tem lugar no Cine Clube do Barreiro, está marcada para sábado, 26 de maio, a partir das 14h00. 




Dar destaque ao exercício da cidadania ativa de todos aqueles que vivem ou trabalham no Concelho do Barreiro é outro dos objetivos desta ação cujo programa é o seguinte:
14h00 - Abertura

14h30 - Projeção do filme “Gente como Nós. Vidas de Imigrantes em Portugal”- produção do ACIDI

Reflexão e debate com a participação das Associações:
- Africana
- Angolana
- Filhos e Amigos do Bachil
- Filhos e Amigos da Ilha das Galinhas

16h00 - Lanche da gastronomia africana patrocinado pelas associações de imigrantes

17h00 – Desfile de trajes tradicionais, música e dança africanas “Undiman”.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Rumo coordena intervenção a pensar no futuro

Notícia de http://www.jornalbarreiro.com/new.php?category=2&id=6339, de 15/05/2012

Na 27ª reunião plenária do Conselho Local de Ação Social do Barreiro (CLASB), realizada ontem, dia 14 de maio, a rede social do concelho aprovou, por unanimidade, um parecer favorável emitido pelo seu núcleo executivo em relação ao Plano de Ação do novo Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS) para a Cidade Sol. A proposta da respetiva entidade coordenadora – a Rumo, Cooperativa de Solidariedade Social – consiste em formar o capital humano existente e em deixar no terreno “respostas que possam funcionar num processo contínuo”.
Celebrado, a 2 de abril último, entre o município do Barreiro, o Instituto de Segurança Social (ISS) e a Rumo, Cooperativa de Solidariedade Social, este programa de dois anos, com incidência no território da Quinta da Mina e da Cidade Sol, tem por nome ‘Uma Comunidade para Tod@s’, tendo sido a sua ratificação aprovada pela Câmara Municipal do Barreiro (CMB) a 2 de maio, em reunião ordinária privada. Em reunião do CLASB, desta última segunda-feira, o parecer aprovado estabelece que o CLDS “representa um desafio” para o território da Cidade Sol/Quinta da Mina, que “vem complementar o trabalho que a autarquia visa desenvolver no âmbito da candidatura Parcerias para a Regeneração Urbana ‘Quinta da Mina – Cidade para Todos’ e potenciar a intervenção realizada pelo primeiro CLDS”, conforme reforçou a vereadora da área da Intervenção Social do município, Regina Janeiro.

Segundo refere o documento, o Plano de Ação do novo CLDS proposto pela Rumo “enquadra-se nos instrumentos de Planeamento do CLASB”. Referido é ainda que este instrumento de intervenção social “responde às necessidades diagnosticadas através do cruzamento de dados disponíveis do território a intervencionar”.

Após um primeiro CLDS existente entre 2008 e 2011, a Rumo pretende “promover a inclusão social dos cidadãos de forma multissetorial e integrada”. Segundo o respetivo presidente, Augusto Sousa, o Plano de Ação apresentado foi concebido com uma preocupação tida desde o início: “o que é que ficará depois do CLDS terminar”. “O que é fundamental é a capacidade de deixar instalado capital humano mais qualificado e respostas que possam funcionar num processo contínuo mesmo pós-CLDS”, sublinhou o responsável.

Um Plano de Ação para e com todos

Conforme referido por Augusto Sousa, o objetivo geral do CLDS consiste em “contribuir para uma redução significativa das situações de exclusão social, qualificando o capital humano, social e institucional do território, respeitando as culturas e identidades de quem nele reside”. Com base no diagnóstico social do CLASB, o CLDS Barreiro vai funcionar assente num Centro de Atendimento Comunitário, constituído por quatro gabinetes: um de informação, encaminhamento, aconselhamento e integração profissional, outro que promove o desenvolvimento de ações no âmbito da intervenção familiar e parental, um gabinete para apoio ao associativismo para capacitação da comunidade e das associações e ainda um espaço destinado à formação e acompanhamento na área da informática (TIC).

Estes objetivos serão, segundo o presidente da Rumo, concretizados com base em quatro espaços físicos – um Front-Office (Centro de Atendimento Comunitário a localizar num centro comercial da zona envolvente), um Espaço TIC (de Formação TIC/acesso livre), um Espaço Multiserviços (Espaço de Formação) e um Espaço Comunitário de Atividades (para atividades comunitárias). Refira-se que estas ações têm como fim “combater a pobreza persistente e a exclusão social”, sendo executadas em parceria, nomeadamente com o ISS e a CMB, a Rede Social do Barreiro, o Conselho participativo da candidatura ‘Quinta da Mina – Uma cidade para Todos’, a Junta de Freguesia de Santo António da Charneca, a rede de empregabilidade, participantes e moradores, em complementaridade com instituições, associações, escolas e outras entidades existentes na Cidade Sol.

Conforme pretendido pela Rumo e para sustentabilidade do CLDS, este programa “vai incluir, desde o início, na preparação, desenvolvimento e avaliação, as pessoas e organizações da Cidade Sol e Quinta da Mina, com o objetivo de se entrosarem no projeto”, assumindo progressivamente os seus recursos e as suas ações. Também, neste contexto, será formalizada uma Comissão Social de Freguesia de Santo António da Charneca.

27ª Reunião do CLASB - “Conhecer para agir”

Excerto da notícia de http://www.jornalbarreiro.com/new.php?category=2&id=6359, de 15/05/2012

(...)

Relativamente ao «Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS) para a Cidade Sol, Quinta da Mina», foi Regina Janeiro quem procedeu à leitura do parecer emitido pelo Núcleo Executivo, para que houvesse uma deliberação posterior.

Neste contexto, também Augusto Sousa (presidente da RUMO, entidade promotora e executora) fez a apresentação do Plano de Ação do CLDS – para um período de dois anos.

“O que ficará depois do CLDS terminar?” foi, segundo Augusto Sousa, a principal preocupação que presidiu à conceptualização deste Plano de Ação. Desta forma, e porque o objetivo geral do mesmo assenta na redução significativa das situações de exclusão social, foram tidos em linha de conta elementos que provieram do Diagnóstico Social do CLASB de 2009.

Posto à votação, este parecer foi aprovado por unanimidade.

(...)

Tem uma ideia empreendedora?


Se tem mais de 18 anos e é imigrante, não perca a oportunidade de se inscrever no Concurso de Ideias!
As inscrições estão abertas até dia 31 de Maio.

As 16 melhores ideias serão premiadas com um Curso de Apoio à Criação de Negócios (ACIDI).

terça-feira, 15 de maio de 2012

Informática - Abertura de Inscrições


O espaço Meg@Cidade vai em breve iniciar as formações de informática.
As inscrições estão abertas para os seguintes módulos:
imageimage
Quem estiver interessad@ pode proceder à inscrição para os mesmos no Centro de Atendimento Comunitário:
Pré-fabricado CLDS
Rua 4 à Cidade Sol
Cidade Sol - Barreiro

963142997

clds@rumo.org.pt
 Estamos à sua espera!

domingo, 13 de maio de 2012

[Setúbal na Rede] - Feira do Emprego e da Carreira do Seixal

[Setúbal na Rede] - Feira do Emprego e da Carreira do Seixal


Feira do Emprego e da Carreira do Seixal


A 2.ª edição da Feira do Emprego e da Carreira decorre nos dias 12, 13 e 14 de Maio, no parque de estacionamento exterior do RioSul Shopping, no Seixal, com o enfoque em garantir a oferta de emprego e formação a pelo menos 50 pessoas, a partir de uma parceria de serviços públicos e privados que de forma conjunta procuram dar respostas e disponibilizar meios e recursos.

No dia de abertura a Feira do Emprego e da Carreira acolhe, no período da tarde, a 34.ª Reunião Plenária Ordinária do Conselho Local de Acção Social do Seixal, com grande enfoque às questões do emprego e formação.

A Feira do Emprego e da Carreira tem como principal objectivo oferecer perspectivas de emprego e formação profissional, aproximando as entidades empregadoras e formadoras aos candidatos a emprego e a cursos de formação profissional.

A iniciativa é organizada pelo Contrato Local de Desenvolvimento Social de Arrentela (CLDS), em parceria com a autarquia e a empresa Efeito e Eventos, com a participação de cerca de 30 empresas públicas e privadas.

Fonte: Divisão de Comunicação e Imagem - Câmara Municipal do Seixal

Setúbal na Rede - 10-05-2011 17:56

quinta-feira, 10 de maio de 2012

CLDS Barreiro - Uma Comunidade para Tod@s

Notícia de Rostos On-line, em 05-05-2012

Cidade para todos - Barreiro
Ratificação do Protocolo de Compromisso no âmbito do Programa Contratos Locais de Desenvolvimento Social

Cidade para todos - Barreiro<br>
Ratificação do Protocolo de Compromisso no âmbito do Programa Contratos Locais de Desenvolvimento SocialNa reunião ordinária privada da Câmara Municipal do Barreiro, realizada a 2 de maio, foi aprovada a ratificação do Protocolo de Compromisso no âmbito do Programa Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS).
De salientar que o Município do Barreiro celebrou a 2 de abril de 2012, com o Instituto de Segurança Social e com a Rumo, Cooperativa de Solidariedade Social, este Protocolo de Compromisso que visa promover a inclusão social dos cidadãos de forma multissetorial e integrada.

As ações, a executar em parceria, têm como objetivo combater a pobreza persistente e a exclusão social em territórios deprimidos, neste caso a Cidade Sol e a Quinta da Mina.
Ao abrigo do protocolo, a Rumo é a entidade coordenadora local da parceria. 

quarta-feira, 2 de maio de 2012