sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Ação de Sensibilização sobre “Violência Contra as Pessoas Idosas”

img005No âmbito das atividades inseridas no Mês Sénior, decorreu a Ação de Sensibilização sobre o tema “Violência Contra as Pessoas Idosas”, que teve lugar no dia 24 de Outubro, na Cidade Sol, Santo António da Charneca.

0Nova_PA241511Esta ação teve como dinamizador o grupo do CLASB para as Questões dos Idosos e contou na abertura com as intervenções do Sr. Vicente Figueira (Presidente da Junta de Freguesia de Santo António da Charneca), do Dr. Armando Gomes (do Gabinete de Ação Social da CMB)e do Dr. Telmo Torrinha (Rumo - CLDS Barreiro).


0Nova_PA241522
0Nova_PA241529
Esta ação foi dinamizada por Sandra Rosa (psicóloga da Rumo e responsável pelo NAV.RUMO) e Cláudia Moisão (advogada), que se debruçaram sobre a temática abordando de uma forma simples e concisa aspectos importantes para os presentes.
0Nova_PA241543

No final teve ainda lugar a atuação do coro da Universidade da Terceira Idade do Barreiro que interpretou temas bem conhecidos da população portuguesa.


0Nova_PA241535
Durante toda a tarde foi disponibilizado um serviço de coffee break, serviço esse assegurado por alunos da turma do Curso de Educação e Formação (CEF), Serviço de Mesa e Bar (parceria entre o Agrupamento de Escolas de Santo António da Charneca e a Rumo).

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Cores, Sons, Sabores e Saberes - IV Encontro de Culturas

Decorreu no último sábado, 12 de Outubro, no Auditório Municipal Augusto Cabrita, o Encontro/Debate "Migrações, Igualdade e Cidadania", inserido na agenda do dia, que incluiu mostras de pintura, escultura, desfile de trajes, assim como várias actuações musicais, às quais se seguiu o baile da "multiculturalidade".
O Encontro/Debate contou com a intervenção da Vereadora Regina Janeiro, e teve como oradores o Dr. Manuel Correia, membro da Federação das Associações de Cabo Verde, que se debruçou sobre o tema "Igualdade na migração", e o Dr. David Kakuiz, presidente da Federação das Associações Angolanas em Portugal, que falou de "Vivências Angolanas".


Estiveram ainda presentes na mesa de debate, um representante do CLDS Barreiro, Dr José Caçador, inspector geral do SEF e o Capitão-de-Mar-e-Guerra, Carlos Moreira, em representação dos Fuzileiros de Coina. O debate foi moderado por Hilaire Nzale, membro da Associação dos Filhos e Amigos da Ilha das Galinhas - Gam Ahté.

Este encontro de culturas resulta de um trabalho de colaboração entre a Associação Angolana, Associação Africana do Barreiro, Associação dos Filhos e Amigos do Bachil, Associação dos Filhos e Amigos da Ilha das Galinhas, Cooperativa RUMO e o Apoio Solidário de Jumbo Auchan.
Este debate teve ainda a participação dos alunos da turma do Curso de Educação e Formação (CEF), Serviço de Mesa e Bar, do Agrupamento de Escolas de Santo António da Charneca, acompanhados em parceria pela Rumo CRL, que serviram o coffee break.

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Mês Sénior

O mês de Outubro é o mês dedicado aos Séniores.
Neste âmbito, são várias as iniciativas programadas para este mês por todo o concelho.
Confira a agenda:




IV Encontro de Culturas

Realiza-se já no próximo sábado, dia 12 de Outubro, o IV Encontro de Culturas "Cores, Sons, Saberes e Sabores".
O encontro irá realizar-se no Parque da Cidade, Barreiro, tendo a seguinte programação:

Desafio das 77 palavras - CEF Mesa e Bar

No âmbito do desafio nº 52, do blog http://77palavras.blogspot.pt/, a turma do Curso de Educação e Formação (CEF) Serviço de Mesa e Bar, do Agrupamento de Escolas de Santo António da Charneca, Barreiro, acompanhados em parceria pela Rumo, CRL, participou com a criação de pequenos textos de 77 palavras, que incluíssem os termos: "música", "silêncio" e "ruído".

Eis os trabalhos publicados:
Ser Pastor - Nuno Figueiredo
Ao meu lado - Cátia
No silêncio da noite - Íris Mosca


Oficinas Artísticas

Estão abertas as inscrições!

"Tudo começa na infância, o “faz de conta”, a simulação da realidade, ou seja, tudo isso tem origem no ato de brincar e o fato de a criança querer imitar aquilo que vê. E a oficina artística pode contribuir para que a criança se desenvolva melhor nesse aspecto. "